Quantcast
Channel: Vestibulares – História Digital
Viewing all articles
Browse latest Browse all 18

Conteúdo de História da prova da UFRGS

$
0
0

Conheça o conteúdo de História da prova da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), uma das maiores universidades da região sul do país e, certamente, a maior do estado do Rio Grande do Sul.

Conteúdo de História da prova da UFRGS

O conteúdo foi retirado do manual do candidato e vem acompanhando com os links dos resumos disponibilizados aqui no blog. Caso algum assunto não esteja contemplado em nosso conteúdo, direcionamos para páginas externas que possam ajudá-lo.

O conteúdo de História segue a cartilha de boa parte dos vestibulares do país, como pode ser visto nas considerações gerais: o aluno deve conhecer a dinâmica do processo histórico, integrando os diferentes fatos em um contexto local, regional, nacional e mundial.

Neste segundo aspecto, fundamenta-se a inserção da Historia do Rio Grande do Sul, articulada com os fatos que ocorreram na História do Brasil.

Considerações Gerais

A prova de História objetiva a valorização deste campo do conhecimento através da compreensão, da reflexão e do posicionamento dos candidatos sobre o processo histórico que envolve as diversas sociedades humanas no tempo e no espaço, com base nas relações sociais concretas e nas respectivas contradições resultantes.

O candidato deve considerar que o programa de História fundamenta-se em duas premissas:

a) a importância da experiência histórica socialmente acumulada para a apreensão da dinâmica do processo, especialmente nas suas manifestações mais contemporâneas;
b) o reconhecimento da existência de articulações entre as diferentes dimensões (local, regional e mundial), além das interligações entre o específico e o geral. Nesse sentido, além do que é peculiar, faz-se necessário perceber o interrelacionamento entre a História do Rio Grande do Sul, do Brasil, da América Latina e Mundial.

História Geral

As sociedades primitivas

As sociedades do Antigo Oriente Médio

As sociedades escravistas

As sociedades feudal e islâmica

A formação da sociedade capitalista

Desenvolvimento e consolidação da sociedade capitalista – século XIX: Conservadorismo x Liberalismo e Liberalismo x Socialismo

Sociedade capitalista – século XX: a Revolução de Outubro de 1917, o Entre guerras e a Segunda Guerra Mundial, a Descolonização e a Guerra Fria

Mundialização-Globalização e Fragmentação

História do Brasil

A colonização: fundamentos e conjuntura

A crise do antigo sistema colonial e o processo de emancipação política do Brasil

Império

A República Oligárquica

A nova conjuntura internacional e o populismo no Brasil

A República após 1964

O post Conteúdo de História da prova da UFRGS apareceu primeiro em História Digital.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 18

Latest Images

Trending Articles





Latest Images